NATAL DO SENHOR
Solenidade
Missa do Dia
Antífona de entrada (Cf. Is 9,5)
Nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável.
Diz-se o Glória.
Oração do dia
Ó Deus, que admiravelmente criastes o ser humano e mais admiravelmente restabelecestes a sua dignidade, dai-nos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.
Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Diz-se o Creio. Todos se ajoelham às palavras E se encarnou.
Sobre as oferendas
Sejam de vosso agrado, Senhor, as oferendas da festa de hoje, que nos trazem a perfeita reconciliação e a plenitude do culto divino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio do Natal I, II ou III (Link)
Quando se usa o Cânon Romano, diz-se o Em comunhão próprio.
Antífona da comunhão (Cf. Sl 97,3)
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus.
Depois da comunhão
Ó Deus de misericórdia, que o Salvador do mundo, hoje nascido, como nos fez nascer para a vida divina, nos conceda também a imortalidade.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Benção Solene
Ó Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, dissipou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, inundou de luz este dia santíssimo, expulse dos vossos corações as trevas dos vícios e vos ilumine com a luz das virtudes.
Ass.: Amém.
Aquele que anunciou aos pastores pelo anjo a grande alegria do nascimento do Salvador faça transbordar de alegria os vossos corações e vos torne mensageiros do seu Evangelho.
Ass.: Amém.
Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, vos cumule com os dons da sua paz e da sua benevolência e vos torne participantes da Igreja celeste.
Ass.: Amém.
E a benção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho ✠ e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
Ass.: Amém.