Orações para a Paramentação


Ao lavar as mãos:
Dai virtude, Senhor, às minhas mãos para lavar toda a mácula, a fim de que Vos possa servir puro de corpo e alma.

Ao colocar o amito:
Colocai, Senhor, na minha cabeça o elmo da salvação, para que possa repelir as investidas diabólicas.

Ao vestir a alva:
Purificai-me, Senhor, e limpai o meu coração, para que, banhado no Sangue do Cordeiro, mereça gozar das alegrias eternas.

Ao atar o cíngulo:
Cingi-me, Senhor, com o cíngulo da pureza e extingui nos meus rins o fogo da paixão, para que permaneça em mim a virtude da continência e da castidade.

A oscular e impor a estola:
Restitui-me, Senhor, a estola da imortalidade, que perdi na prevaricação do primeiro pai, e, ainda que não seja digno de me abeirar dos Vossos sagrados mistérios, fazei que mereça alcançar as alegrias eternas.

Ao revestir-se da casula:
Senhor, que dissestes: O meu jugo é suave e o meu peso é leve, fazei que o suporte de maneira a alcançar a Vossa graça. Amém.